A autora e psicóloga famalicense Sandra de Carvalho Martins apresentará o seu livro “Um cérebro à prova de cansaço”, nos Polos de Leitura do concelho de Vila Nova de Famalicão, durante o mês de novembro.
A primeira sessão terá lugar já amanhã, 16 de novembro, pelas 13h00, no Polo da Biblioteca de Pousada de Saramagos e é dirigida ao público sénior. No dia 26 de novembro, a sessão decorrerá no Polo da Biblioteca de Riba de Ave, pelas 18h30, e é dirigida ao público famílias. Ambas as sessões são gratuitas, com inscrição obrigatória, sujeita ao limite das salas.
Sobre o livro, a autora questiona: “Sente-se com falhas de memória, dificuldade em concentrar-se ou em fazer um raciocínio simples? Não está sozinho, há milhares de portugueses que se queixam deste cansaço cerebral. Um efeito secundário do modo de vida moderno com o stress, a falta de tempos livres e de hábitos de sono agravado, claro, pela situação de pandemia e pelo medo e incerteza em que vivemos atualmente. Mas há solução. Quer recuperar a sua concentração, a sua memória, foco e alegria? Então este plano de exercícios é para si.” Sandra de Carvalho Martins nasceu em 1984, em Vila Nova de Famalicão. Em 2007 concluiu o mestrado em Psicologia – área da Psicologia das Organizações e do Trabalho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e, em 2013, a pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Minho. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. O gosto pela aprendizagem tem-na levado a uma atualização constante de conhecimentos na área da Psicologia, com a realização de cursos em matérias como o Coaching, Saúde Mental, Avaliação Psicológica, entre outras. Nos últimos dez anos trabalhou no balanço e promoção de competências pessoais e sociais e na estimulação de habilidades cognitivas, no contexto da educação de adultos e da reabilitação social. Apaixonada pela psicologia positiva e defensora da literacia em saúde mental, acredita que o bem-estar psicológico é um direito pelo qual todos deveríamos lutar. Em 2019, criou o projeto Neurónios Ativos, na rede social Instagram, para divulgação de material de estimulação cognitiva da sua autoria. Vive atualmente na sua terra natal com o marido e os dois filhos.
|