Com a intenção de promover o livro e a leitura como uma referência para a ocupação dos tempos livres dos mais idosos, potenciando-lhes novas formas de contacto com o mundo da literatura e da escrita, o projeto ESPAÇO S(énior), que está próximo de comemorar 10 anos de atividade, pretende atrair novos leitores e promover novos hábitos junto desta faixa etária.
Para esse efeito, e inserido no eixo +Leitura+65ativo, do Plano Local de Leitura, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco decidiu criar um serviço de apoio à leitura domiciliária que se concretizará através de “caixas-biblioteca” e que serão colocadas à disposição das valências para idosos das instituições do concelho.
Esta iniciativa funcionará com recurso ao Bibliomóvel municipal que assegurará, a cada dois meses, a itinerância das caixas-biblioteca entre as instituições aderentes.
Desta forma as instituições passam a receber, periodicamente, e a título de empréstimo, este novo serviço de leitura pública e a usufruir, com toda a comodidade dos seus espaços, de uma coleção de livros, DVDs e CDs, previamente selecionadas pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Depois de decorrido o prazo de inscrição aderiram a esta iniciativa a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, a Mais Plural, a Associação Gerações, o Centro Social da Paróquia de Ruivães, o Centro Social e Paroquial de Ribeirão e o Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Ceide.
|