Notícias

Apresentação de livro

As Palavras nas Dunas do Tempo – 35 anos de poesia, é a mais recente publicação do escritor Artur Ferreira Coimbra e será apresentada, no próximo dia 20 de setembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Trata-se da compilação da maior parte da poesia de Artur Coimbra, publicada desde o seu primeiro livro, O Prisma do Poeta, em 1978, na altura que contava apenas 22 anos. Seguiram-se as obras Máquina de Liberdade e Cais do Olhar, refundidas em 25 Anos de Palavras.
Esta publicação inclui produção poética do autor, entre 1978 e 2013, englobando ainda a colaboração em coletâneas poéticas, publicação nas redes sociais e inéditos dos anos mais recentes.
A obra inclui ainda a apreciação de críticos e autores, designadamente, José Viale Moutinho, José Manuel Mendes, Mário Cláudio, Manuel Alegre e Vergílio Alberto Vieira.
A capa tem a assinatura do artista Júlio Cunha e foto do autor Manuel Meira Correia.
A obra é uma edição da editora Converso e conta com o apoio de firmas locais e da Junta de Freguesia de Serafão.

Artur Ferreira Coimbra nasceu a 10 de maio de 1956, em Salto (Montalegre) e reside em Fafe, desde tenra idade.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduado em Assuntos Culturais no Âmbito das Autarquias pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho.
Foi vereador da Câmara Municipal de Fafe. É técnico superior da Câmara Municipal, desde 1983, e Chefe de Divisão, desde 1985.
É o coordenador e colaborador da revista cultural Dom Fafes, editada pelo Município.
É ainda responsável pela animação cultural do município e programador do Teatro-Cinema de Fafe, desde a sua reabertura, em 2009.
Nas últimas três décadas colaborou em órgãos de comunicação social nacionais (Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Lusa, Gazeta dos Desportos, A Bola), regionais (Correio do Minho e Diário do Minho) e locais (Justiça de Fafe, Intervenção Cepanense, Desforço, Montelongo e Povo de Fafe), entre outros.
Em prosa publicou várias obras tais como Maximino de Matos – Vida e Obra (1989), Desafectos ao Estado Novo – Episódios da Resistência ao Fascismo em Fafe (2003, 2ª ed. 2004; 3ª ed. 2012), Ruy Monte – Obra Poética e Ruy Monte – Prosa (2007), e Fafe, Meu Amor. Textos e imagens sobre o concelho (2013).
Pela sua atividade literária e historiográfica, foi galardoado com diversas distinções, entre as quais quatro troféus “Microfones de Ouro”, do jornal Correio de Fafe, Prémio “Os Mais” do Povo de Fafe e troféu “Ardina de Ouro” do Notícias de Fafe, já em 2014, bem como as mais altas condecorações do município e da freguesia de Fafe, concretamente, a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio, da Câmara Municipal de Fafe e a Medalha de Ouro da Junta de Freguesia de Fafe, ambas em 2003.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor