Projetos continuados

ODS: Juntos mudamos o mundo
Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade geral, e em particular ao público escolar, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No ano letivo 2021/2022 serão abordados os ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis; ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico; ODS 9 – Indústria, inovação e infraestruturas.
Junto do público pré-escolar e 1º CEB realizar-se-á a atividade "Contos que mudam o mundo"; para o público escolar do 2º e 3º CEB realizar-se-á a 2º edição do concurso de escrita criativa "tODoS por um mundo melhor" e, para o público do ensino secundário e para a comunidade abordar-se-á a temática dos ODS através da Antena de Informação Europeia.
Local | Biblioteca provisória e Polos de Leitura
Projetos | +Leitura+Aprendizagem; +Leitura+Comunidade
Públicos | escolar e geral

Biblioteca Itinerante
A biblioteca itinerante assume-se como um serviço de extensão bibliotecária que pretende facilitar o acesso dos estabelecimentos de ensino do concelho a um serviço descentralizado de leitura domiciliária.
Assim, diariamente, o Bibliomóvel desloca-se pelas diversas freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão para apoiar os estabelecimentos escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico que não dispõem de Biblioteca Escolar e instituições de caráter social.
Iniciativa temporariamente cancelada.
Locais | Escolas do concelho
Projeto | +Leitura+Aprendizagem
Público | infantil

ESPAÇO S(énior)
Com a intenção de afirmar a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os Polos de Leitura do concelho como espaços de referência para a ocupação dos tempos livres dos mais idosos, e tirando desse espaço proveito para aprofundar conhecimentos e estabelecer novas formas de contacto com a arte, a cultura e a informação, o ESPAÇO S(énior) pretende atrair novos leitores para a biblioteca e promover novos hábitos junto desta faixa etária.
Este projeto inclui diversas atividades que são desenvolvidas para os idosos e com os idosos, assumindo-se como um espaço dedicado aos encontros com a leitura, ao empréstimo de livros, à música, ao cinema e à tertúlia, onde se comentem acontecimentos do quotidiano e se abordem assuntos de interesse comum desse público específico.
Locais | Arquivo Municipal Alberto Sampaio e Polos de Leitura
Projeto | +Leitura+65Ativo
Público | sénior

Antena de informação europeia
A Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, sedeada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, assume-se como uma extensão do Centro de Informação Europe Direct do Minho e é um serviço especialmente dedicado ao efeito multiplicador da mais variada informação produzida pelas instituições europeias.
Considerando que a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão se propõe assumir como um intermediário entre os cidadãos europeus e a União Europeia e, através desse desígnio, chegar a um número mais alargado de cidadãos, concretiza a sua missão através da disponibilização de um espaço próprio, na área das publicações periódicas, com documentação, publicações e folhetos sobre políticas e programas europeus.
Para além deste espaço próprio e especializado, a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão propõe-se realizar um conjunto de ações, dedicadas ao público escolar e ao público geral, sobre as diferentes temáticas europeias.
Projetos | +Leitura+Aprendizagem; +Leitura+Comunidade
Públicos | infantil, jovem; adulto

Clube de leitura "Partilhando os ODS"
Este Clube de Leitura, dedicado inteiramente à temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pretende assumir-se como um espaço dedicado à leitura, destinado às famílias famalicenses, onde pais e filhos são as “personagens” principais e nele terão a oportunidade de partilhar leituras e explorar em conjunto o mundo mágico dos livros.
Assim, as famílias serão convidadas a viajar através de 17 sugestões literárias pretendendo-se, com cada uma delas, abordar e refletir sobre cada um dos 17 ODS.
Projetos | +Leitura+Família
Públicos | famílias

Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor