Notícias

Grande Prémio de Ensaio EPC

Um júri constituído por António Apolinário Lourenço, Carlos Nogueira e Helena Carvalhão Buescu decidiu, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho APE/C.M de Vila Nova de Famalicão, ao livro O véu de Maia – Relendo Almeida Faria, de Cristina Robalo-Cordeiro (Minerva Coimbra).

Da ata destaca-se: “Uma leitura que é uma releitura e vice-versa. A fortuna crítica de Almeida Faria, escritor brilhante, mas pouco prolixo e a história académica da autora fundem-se e confundem-se. Sem deixar de lado a análise crítica, técnico-narrativa e ideológica de Almeida Faria, Cristina Robalo-Cordeiro narra também a sua história como leitora do autor. Uma crítica humanizada, para classificá-la de algum modo, elucidativa e atrativa para quem leu ou pretende ler Almeida Faria.”
O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no decurso do ano de 2020.

O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de € 7.500,00 (sete mil e quinhentos euros) e, desde 2010, distinguiu já Victor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues, Helder Macedo, Joana Matos Frias e Helena Carvalhão Buescu.

A data da cerimónia de entrega do prémio será oportunamente anunciada.

Cristina Robalo-Cordeiro é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de que foi Vice-Reitora, de 2003 a 2011. Ensaísta, tradutora e escritora, consagrou a sua investigação prioritariamente às culturas e às literaturas francesa e francófonas, tendo igualmente publicado monografias e artigos científicos em literatura comparada e em literatura portuguesa. Cônsul Honorária de França em Coimbra, Vice-Presidente da Associação Europeia de Estudos Francófonos, exerceu as funções de Diretora do Bureau Magrebe da Agência universitária da Francofonia, em Rabat, de 2012 a 2016. Obteve um doutoramento de 3.º Ciclo, em Poitiers, sobre André Malraux, em 1980, e um doutoramento pela Universidade de Coimbra, sobre a obra de Jules Supervielle, em 1991. É autora de 17 livros (ensaios, novelas, romances e traduções), e de cerca de 200 artigos científicos. É coordenadora do Plano Nacional de Leitura para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, PNL2027 – Ler+ Ciência. Obteve o Prémio Richelieu Senghor de la Francophonie, em 2008, foi condecorada com a Legião de Honra (Cavaleiro), em 2014, e com a Ordem do Infante (Comendador), em 2015.
(Fonte: https://www.wook.pt/autor/cristina-robalo-cordeiro/2953697) 

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor