Notícias

Manuais escolares

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, assinala na próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, o arranque do ano letivo 2018/2019 no concelho, com a entrega simbólica dos manuais escolares gratuitos aos alunos do 7.º ano da Escola EB 2,3 de Ribeirão.  A sessão decorre pelas 11h00 e ficará ainda marcada pela entrega das fichas de apoio às crianças do 1. Ciclo.

Refira-se que neste ano letivo,  a Câmara Municipal de Famalicão decidiu alargar a gratuitidade dos manuais escolares ao  7.º ano de escolaridade, cedendo a todas as famílias os livros das disciplinas nucleares de Português, Matemática, Língua Estrangeira I e II, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física e Química. A medida abrange um universo de cerca de 1500 alunos, implicando um valor estimado municipal de 176 euros por cada aluno.
Para além dos livros do 7.º ano, a autarquia mantém a oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiando perto de cinco mil crianças.  No total, o município investe cerca de 400 mil euros em manuais escolares.
O apoio municipal surge depois de o Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais  ao 1.º e 2.º ciclo, abrindo assim o caminho da autarquia famalicense para reinvestir a verba destinada à educação no 7.º ano do 3.º ciclo.
Isto significa que uma família com um filho no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro no 7.º ano vai poupar cerca de 210 euros, em Famalicão, com a aquisição dos livros escolares.
Mas os apoios não se ficam por aqui, através do Banco de Livros Escolares o município famalicense conseguiu arrecadar mais de um milhar de manuais usados, distribuindo-os por 254 famílias.
“São um conjunto de medidas amigas das famílias, que cumprem um papel social fundamental na fixação das populações e no melhoramento da sua qualidade de vida” refere a propósito Paulo Cunha, acrescentando que “ao libertarmos as famílias destes encargos com a educação dos filhos, estamos também a promover o bem-estar e a incentivar a natalidade”.
Ao longo de quinze anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira Câmara do país a adotar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano letivo 2001/2002. Em 2017/2018, a autarquia cedeu os manuais aos alunos do 5.º e 6.º ano e agora chega ao 3.º ciclo.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor