Notícias

10º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares

Com o objetivo de refletir sobre as práticas desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares e pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, o Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão realizam, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, mais uma edição do Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares: partilha de boas práticas, que este ano marca a sua 10.ª edição.

Numa ocasião em que as bibliotecas portuguesas celebram a passagem dos 30 anos da instituição do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e dos 20 anos da criação da Rede de Bibliotecas Escolares, a edição deste ano, subordinada ao tema “BIBLIOTECAS: DA UTILIDADE À NECESSIDADE”, pretende, para além de demonstrar o papel que as bibliotecas escolares e municipais desempenham na formação de leitores competentes, autónomos e críticos, assumir-se como um espaço privilegiado para a partilha, divulgação, reflexão, diálogo e, até, definição de novos rumos para as bibliotecas da atualidade. Assim, e numa espécie de balanço do trabalho que está a ser desenvolvido ao nível nacional, pretende-se debater sobre a dimensão estratégica que estes espaços públicos de leitura representam na atual sociedade da informação.

Este será o espaço, por excelência, para que as Bibliotecas, sejam elas escolares ou municipais, façam prova de que há já muito tempo que deixaram de ser apenas espaços uteis, mas que se transformaram e afirmaram como parceiros necessárias e imprescindíveis, tanto ao nível do percurso escolar e académico como do percurso de formação individual e autónoma ao longo da vida.

Como tem sido habitual, a edição deste ano conta, também, com a presença de um município convidado, o Município de Vizela, que através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes apresentará as boas práticas desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares daquele concelho.

Durante os dois dias do encontro realizar-se-ão conferências de enquadramento do tema, de onde se destaca a presença da Coordenadora da Rede Nacional de Biblioteca Escolares, Dra. Manuela Pargana Silva; de partilha de boas práticas do trabalho desenvolvido na Biblioteca Municipal de Vizela e na Biblioteca Escolar da Escola Básica da Ponte, de Santo Tirso; de encontro com os escritores Gonçalo Cadilhe e Filipe Morato Gomes e, ainda, um conjunto de workshops formativos dedicados às mais diversas áreas da biblioteconomia.

Veja o programa do Encontro aqui

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor