Notícias

Prémio de História Alberto Sampaio

A investigadora Alice João Palma Borges Gago é a vencedora do Prémio de História Alberto Sampaio 2020, que será entregue no dia 1 de dezembro.

O prémio é um cheque de 6.000 euros e a publicação, na Revista de Guimarães, do trabalho “Gentes do Norte pela própria voz. Arquivos de Família da Região de Guimarães - Porto, séculos XV-XVII”.
Instituído em 1995 pelos municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, o Prémio de História Alberto Sampaio foi renovado em 2016, contando a partir de então também com o Município de Braga entre os instituidores.

Destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e a obra do historiador Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.

O júri, constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa, deliberou atribuir o Prémio de 2020 à investigadora Alice João Palma Borges Gago. Para o júri, “trata-se de um excelente trabalho de investigação” que, a partir da criação de uma base de dados abrangendo a história dos arquivos de seis famílias de Entre-Douro e Minho”.

Acresce que “procede a uma análise do papel e importância de tais arquivos privados para a compreensão histórica dos processos de mobilidade, de ascensão e de consolidação do estatuto social das famílias analisadas (Valadares, Ribeiro, Magalhães, Carvalho, Cunha e Barreto), ao longo dos séculos XV a XVII”.

Para além da contribuição inovadora no domínio da historiografia arquivística, o trabalho de Alice Borges Gago “enriquece o conhecimento disponível sobre temáticas fundamentais no domínio da história económica e social.”
O júri salientou a forma “relevante” como a herança da abordagem da História na obra de Alberto Sampaio colhe frutos no estudo agora distinguido.

Apontou ainda o facto de, para a edição 2020, ter sido presente a concurso um conjunto numeroso de trabalhos que, na generalidade, “mostram elevada qualidade”, integrando as temáticas variadas e subjacentes ao prémio.

A cerimónia de entrega do prémio será realizada em 1 de dezembro (dia em que Alberto Sampaio nasceu, em 1841) e, de acordo com a rotatividade prevista no regulamento, terá este ano lugar em Vila Nova de Famalicão, no Arquivo Municipal Alberto Sampaio.

(Fonte: Agência Lusa)

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor