Notícias

Territórios de escrita

No próximo dia 29 de fevereiro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, terá lugar a sessão de lançamento da obra "Casas Nobres Famalicenses (ou o que delas resta)", abarcando um universo exato de quarenta e uma casas nobres espalhadas por todo o território famalicense. A investigação e textos são da autoria de João Afonso Machado e as ilustrações que identificam cada casa são da autoria de David Vieira de Castro.

Esta obra, editada pela Húmus, com o apoio editorial da Câmara Municipal, vem juntar-se à coleção intitulada Biblioteca Vila Nova de Famalicão: Memória e Identidade, da responsabilidade da Câmara Municipal, de onde já fazem parte o volume I e II da obra Correspondência de José de Azevedo e Menezes (1872-1927).

Tal como é sugerido na explicação prévia constante na obra “… andei vasculhando o concelho, freguesia por freguesia. E escolhemos um critério distintivo – as casas nobres definir-se-iam pelas suas armas de brasão, se as tivessem, ou pelas suas torres e capelas, mesmo pela qualidade das suas gentes na governança e na administração dos negócios públicos.” Quanto à opção de acompanhar os textos com ilustrações em vez de fotografias lê-se também “Finalmente, para a completar, surgiria o desenho primoroso do bom Amigo David Vieira de Castro. Em vez da ilustração fotográfica, o engenho de um (multifacetado) artista famalicense. Assim optámos, eu e ele, por esta co-autoria – a escrita a meu cargo, a imagem sob a sua responsabilidade.”

Esta obra vem, agora, disponibilizar aos investigadores e aos interessados pela história local famalicense a compilação, numa única edição, do estudo sobre as casas nobres famalicenses dispersas por vinte e cinco freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão. No prefácio da obra, da responsabilidade de António Joaquim Pinto da Silva sugere-se ainda que “A história, principalmente a história local de um município que viu os seus arquivos incendiados duas vezes, é sempre um desafio. Este trabalho é um excelente contributo para que a Idade Moderna em Famalicão seja uma realidade esclarecedora e dinamizadora.”

No mesmo dia e ocasião estarão em exibição, e poderão ser apreciadas, as ilustrações originais da autoria de David Vieira de Castro, co-autor da obra.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor