Notícias

7 de dezembro | 15h00

Júlio Brandão, ilustre poeta, cronista, crítico literário, crítico de arte, publicista, dramaturgo, jornalista, professor e museólogo, nasceu a 9 de agosto de 1869, na rua de Santo António, no coração da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A ocorrência, em 2019, da passagem dos 150 anos do nascimento de Júlio Brandão reveste-se de mais uma excelente oportunidade que não pode ser desperdiçada para homenagear esta personalidade famalicense e, desta forma, lembrar e conhecer as suas múltiplas facetas, que têm como traço comum: a dedicação às Letras.

Entre as várias homenagens à memória de Júlio Brandão, promovidas e apoiadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a título póstumo, destacam-se a atribuição do seu nome a uma escola do centro da cidade, a Escola Básica Júlio Brandão; a homenagem promovida em 1950 pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, com a instalação de uma glorieta em granito e bronze no topo norte do Parque 1º de Maio, e as comemorações do centenário do seu nascimento, através do denominado “Ciclo Comemorativo do 1º Centenário do nascimento do Escritor e Poeta Júlio Brandão, em agosto de 1969.

Entre outras mais recentes, enquadradas agora nas comemorações dos 150 anos sobre o seu nascimento, destacam-se a colocação de uma placa identificativa na rua onde nasceu, a Rua de Santo António, e uma intervenção artística comemorativa no mural da fachada da escola de que é patrono, a Escola Básica Júlio Brandão.

Já para o próximo sábado, dia 7 de dezembro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o Município de Vila Nova de Famalicão presta mais uma homenagem a Júlio Brandão com o lançamento da edição comemorativa fac-similada da obra poética da sua autoria  “O Livro de Aglaïs”, seguida da  inauguração da exposição “JÚLIO BRANDÃO: Recordações dum velho poeta - 150 anos do nascimento”, representativa dos principais aspetos da Vida, Obra e Homenagens que marcaram a personalidade de Júlio Brandão.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor