Notícias

Arquivo Municipal Alberto Sampaio

No próximo dia 24 de maio, pelas 18h00, Teresa Araújo apresenta no Arquivo Municipal Alberto Sampaio a conferência Preservar memórias/Difundir informação, inserida na iniciativa «Conversas à volta de…».
Desde que abriu portas ao público, em 2001, o Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim vem-se impondo como um serviço de informação ao dispor de todos os que o procuram. Para isso desenvolve diferentes estratégias e diferentes ações com vista à divulgação da história local e da memória coletiva, afirmando-se, ao mesmo tempo, como um serviço de apoio à gestão municipal.

Teresa Araújo é arquivista de profissão e exerce a sua atividade na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim onde é coordenadora do Arquivo Municipal. Nascida no Porto, em 1968, fez os seus estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde se licenciou em História (variante de arte) e depois se pós graduou em Ciências Documentais (opção arquivo). Foi na mesma faculdade que tirou o mestrado em História da Arte com a dissertação A Tipologia do órgão na obra de Frei José de Santo António Vilaça. Foi professora do ensino secundário durante quatro anos onde lecionou a disciplina de história. É atualmente aluna de doutoramento em História Contemporânea da Universidade do Minho preparando-se para apresentar a sua tese intitulada: A família, a memória e os afetos: os Alves de Requião (séculos XVII-XX).
A história da família é uma das suas áreas de interesse, em particular da família Alves, e nesse sentido surgiu, em 2015, a publicação de um livro intitulado: Moçambique na primeira guerra mundial. Diário de um alferes–médico: Joaquim Alves Correia de Araújo (1917-1918), seu tio-avô que havia participado na Grande Guerra.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor