Notícias

Dia Nacional do Pijama

Vila Nova de Famalicão é oficialmente um Concelho Pijama. A distinção partiu da Associação Mundos de Vida, promotora do Dia Nacional do Pijama, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 20 de Novembro e que tem como objetivo despertar a sociedade portuguesa para a importância do acolhimento familiar de crianças.
Neste dia em que se assinala também a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, milhares de crianças de todo o país vão para a escola vestidas de pijama. O pijama é um símbolo do lar e da família a que todas as crianças devem ter direito e foi isso mesmo que levou a Mundos de Vida, uma instituição de Vila Nova de Famalicão, a avançar, em 2012, com este projeto piloto.
No ano passado, 301 concelhos do país e mais de 200 mil crianças aderiram à iniciativa, o objetivo deste ano é chegar à totalidade dos municípios portugueses.
Em Vila Nova de Famalicão, o Dia Nacional do Pijama é já uma das atividades que faz parte do Plano Educativo do Município, pretendendo-se desta forma incentivar mais escolas e instituições do concelho a aderir à iniciativa.
Além disso, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco associa-se ao evento com um conjunto de atividades, horas de conto e oficinas que abordarão a temática da família, da adoção, da solidariedade e os direitos das crianças. As atividades destinam-se a crianças do pré-escolar e 1. Ciclo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha é “com grande satisfação que recebemos a título de Concelho Pijama, pois trata-se de um projeto de âmbito nacional muito interessante, empolgante, convocante e desafiante para a comunidade, onde através do simbolismo do pijama se reforça o valor da família e acima de tudo o direito fundamental – que devia ser cumprido – de que todas as crianças pudessem crescer num contexto familiar”.
Refira-se que Portugal é o país da Europa, desde há 26 anos, com a maior percentagem de crianças institucionalizadas.

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor