Notícias

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores voltam a premiar o que de melhor se faz em Portugal no género do ensaio, com o lançamento de mais uma edição do Grande Prémio Eduardo Prado Coelho.

O prémio destina-se a galardoar uma obra de ensaio literário, em língua portuguesa e de autor português, que tenha sido publicada em livro, em primeira edição, em 2015. O valor monetário do prémio é de 7 500 euros.

O regulamento do Grande Prémio de Ensaio já se encontra disponível no site da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (ver regulamento aqui).

Recorde-se que o prémio foi instituído em 2010, numa homenagem a Eduardo Prado Coelho, falecido em 2007, depois de ter doado ao município famalicense o seu espólio bibliográfico de 12 500 títulos, que atualmente se encontra disponível para consulta na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Refira-se ainda que o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho já distinguiu, em 2014, Manuel Frias Martins , pela obra "A espiritualidade clandestina de José Saramago"; em 2013, José Gil, pela obra “Cansaço, Tédio, Desassossego”; em 2012, Rosa Maria Martelo, pela obra “O Cinema da Poesia”; em 2011, João Barrento, pelo ensaio “O Mundo Está Cheio de Deuses — Crise e Crítica do Contemporâneo”; em 2010, Manuel Gusmão, pela obra "Tatuagem Palimpsesto - Da poesia em alguns poetas e poemas" e, em 2009, Vítor Aguiar, pelo ensaio "Jorge de Sena e Camões - Trinta anos de amor e melancolia".

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor