Notícias

Arquivo Municipal Alberto Sampaio

No próximo dia 28 de maio, pelas 18h00, Emília Nóvoa Faria e António Martins apresentam no Arquivo Municipal Alberto Sampaio a conferência Alberto Sampaio e a Academia de Coimbra, inserida na iniciativa “Conversas à volta de…”. O percurso académico de Alberto Sampaio, desde os bancos do Real Colégio de D. Fernando, em Landim, aos atos do curso jurídico que o diplomaram em leis na Universidade de Coimbra, é aqui revisitado, paralelamente à sua participação na vida da academia coimbrã, onde pontificou, ao lado de alguns dos vultos mais destacados do seu tempo, tanto nas irreverências das praxes académicas, como na intensa agitação das ideias e opiniões que sopravam da Europa. Uma atenção especial é também dedicada à sua intervenção na imprensa académica e à Sociedade do Raio de que foi cofundador e membro ativo no combate ao despotismo retrógrado e conservador das autoridades académicas. 

Integra o projeto formativo O Arquivo Municipal como lugar de memória, de história e de identidade, na modalidade de Círculo de Estudos, com a duração de 12 horas presenciais e 0,5 créditos, para professores do grupo 200 do 2.º ciclo do Ensino Básico e dos grupos 300, 400, 420 e 430 dos Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário.


 

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor