Notícias

6ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Nova de Famalicão organizam, a partir de 2 de março, mais uma edição da Semana da Leitura, uma iniciativa lançada anualmente pelo Plano Nacional de Leitura e que se centra, este ano, no tema Palavras do Mundo.
Partindo do tema Palavras do Mundo, e por meio de um conjunto diversificado de iniciativas, o Município de Vila Nova de Famalicão, através da sua rede concelhia de bibliotecas evocará, também, um importante acontecimento mundial que serviu de inspiração a grandes obras literárias: a Primeira Grande Guerra.
Numa altura em que se celebra o centenário da Primeira Guerra Mundial, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco evocará, através de um programa extensivo ao da Semana da Leitura, as comemorações dos 100 anos da Guerra Mundial.

Assim, já no próximo dia 2 de março, pelas 15h., terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal a Sessão de Abertura da 6ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão.
Como cerimónia de arranque da edição deste ano, a sessão contará com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Paulo Cunha; do Comandante da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim, Coronel Tirocinado Rui Lopes; do Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, António Pires, e do Escritor e Jornalista, Ricardo Marques.

Durante a sessão de abertura será inaugurada a Exposição Evocativa do Centenário da Primeira Grande Guerra, concebida e realizada pela Escola Prática de Serviços, do Exército Português, que conta com uma abordagem histórica retrospetiva sobre o acontecimento, através de vários painéis expositivos, assim como a exibição de alguns objetos museológicos referentes à época e ao acontecimento, como por exemplo armamento, equipamento, fardamento e outros objetos do quotidiano das tropas portuguesas que lutaram na Grande Guerra.

Ainda durante esta sessão, será dada a oportunidade aos presentes de conversarem com o escritor e jornalista do semanário Expresso, Ricardo Marques, autor dos livros Os Fantasmas do Rovuma e 1914, Portugal no ano da Grande Guerra, ambos da editora Oficina do Livro e dedicados à temática da Primeira Guerra Mundial, e que apadrinhará a edição deste ano, da Semana da Leitura.

Para aprofundar o tema Palavras do Mundo: evocação da Primeira Grande Guerra, do programa cultural da Semana da Leitura destacamos a Oficina "Vamos jogar à batalha naval", a Oficina de decifração "Códigos de 6U3RR4" e a Hora do Conto "A Guerra", para os alunos do 1. CEB; a sessão "Comentadores comunitários: a Primeira Grande Guerra", para o público sénior, e a Palestra "A I Grande Guerra e as suas repercussões em V. N. Famalicão", para os alunos do 3.º CEB e público geral.

Ver aqui programa completo

« voltar
Agenda
Pesquisa
Newsletter
Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e polos.
Autorizo
Veja a nossa política de privacidade
Copyright © 2016 | Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor